Máquinas

Vem aí um festival só para os loucos por motores – a entrada é gratuita

Três dias de motores a roncar: de clássicos, todo o terreno, aviões e Monster Trucks. De 7 a 9 de setembro, o Motorfestival regressa ao Caramulo.

De 7 a 9 de setembro um dos maiores festivais de máquinas e motores de Portugal regressa ao Museu do Caramulo. A 13.ª edição do Caramulo Motorfestival já está marcada e volta a ter como uma das principais atrações a subida de 2,8 quilómetros da Rampa Histórica onde automóveis clássicos e desportivos vão competir entre si. Este ano, a festa irá também contar com a presença de Cyril Neveu, vencedor da primeira edição do Paris-Dakar.

A subida da serra começou a ser feita em 1972 sob o nome de Campeonato Nacional de Montanha e foi abandonada em 1992. Foi recuperada em 2016 pelos organizadores do Caramulo Motor Festival, mas numa perspetiva de exibição, ainda que continuem a ser feitas competições no percurso. As provas vão ser disputadas no sábado e no domingo, 8 e 9 de setembro, com início marcado para as 12 horas.

No final de cada dia de provas haverá desfiles de carros clássicos, um dos quais pode ser o seu. Para o fazer, terá que comprar o Motor Pack por 12.50€, que lhe permite conduzir o seu carro vintage num dos eventos. Este pack ainda dá direito à visita para uma pessoa ao Museu do Caramulo, aberto das 10h às 18h, e que é especialmente dedicado aos automóveis, motos e bicicletas e também a arte moderna e antiga. Se, por outro lado, quiser competir nas provas tem de preencher a candidatura, que tem um custo de 400€.

Quando largar o volante, pode aproveitar para conhecer alguns pilotos famosos que vão passar pelo evento. Entre eles destacam-se o italiano Valentino Balboni, piloto chefe de testes da Lamborghini desde 1963; o piloto de motos francês Cyril Neveu, vencedor cinco vezes do Paris-Dakar, incluindo a primeira edição da prova em 1979, e ainda o treinador português, André Villas Boas, que já é presença comum neste evento e que nunca escondeu a sua paixão pelos carros.

Também pode aproveitar a oportunidade e observar a exposição temporária “Porsche: 70 Anos de Evolução” em exibição no Museu. Por lá vai poder ver exemplares raros, históricos e desportivos, como o Porsche 356 Carrera 2, o Porsche Carrera 6, o Porsche 911 2.7 RS, o Porsche 930 Slant Nose, o Porsche 918 Spyder, o Porsche 935 Almeras e até um raríssimo Porsche 550 Spyder de 1957, que nunca esteve em Portugal.

No museu também vai estar patente outra exposição, só para fãs da saga “Star Wars” e que junta brinquedos e cartazes da saga.

De volta aos carros: estão previstas concentrações de máquinas de todo o tipo, de Ducatis a BMW e até demonstrações de Monster Trucks. Os motores dos aviões entram em cena no sábado, entre as 12h30 e as 17h30 e no domingo entre as 12h e as 17h.

Mesmo nas pausas, os visitantes não vão largar os carros. No local vai ser criado um gaming center onde será possível experimentar vários videojogos de automobilismo, junto a um espaço com parques infantis, bares para comer e beber e zonas de chill out com música ao vivo.

A entrada é gratuita, à exceção do Museu. Se não quiser sair do sofá, saiba que esta edição vai ser transmitida em directo por um canal de televisão por cabo ainda por definir, assim como em livestreaming para todo o mundo, através do canal de YouTube do Motorfestival.

Outros artigos de Máquinas

Últimos artigos da 4MEN

Queremos ser seu amigo no Facebook. Pode ser?