Máquinas

Garagem Central: a nova man cave do Porto tem motas, tatuagens e roupa com pinta

É o único sítio onde pode comprar motas italianas da Moto Morini e está de portas abertas desde o final de abril.

Sejam bem-vindos ao paraíso.

Motas personalizadas, um gabinete de tatuagens, um barbeiro e cabeleireiro, uma arcada com centenas de jogos e uma estante cheia de roupa exclusiva. Parece a descrição ideal da man cave perfeita. Felizmente, não é apenas um sonho. Tudo isto cabe na Garagem Central, o novo spot da cidade que está a funcionar desde o final de abril na Baixa do Porto.

O nascimento do espaço foi uma espécie de “ato de loucura”, explica à 4MEN João Riem, um dos proprietários. Será escusado dizer que o gestor de 37 anos é um apaixonado por motas, particularmente as clássicas portuguesas como as famosas Casal. João passou vários anos a restaurar estas máquinas, hoje tem mais de 20 motas e já conduziu um pouco de tudo. O que é que faltava? Uma garagem onde pudesse partilhar tudo aquilo de que gosta.

A Garagem Central estava nos planos de João e da mulher há cerca de oito anos. Começou a ganhar forma em 2017, quando o casal comprou o edifício na Rua da Alegria.

“O edifício era uma antiga garagem que estava abandonada e que pertencia a uma família. O processo de compra foi complicado. Ficou do nosso lado em 2017 e só conseguimos abrir a Garagem Central um ano depois”, conta João.

Logo à entrada estão uma dezena de máquinas, todas elas da Moto Morini, a marca escolhida pelos donos do espaço e que são 100% italianas. Este é o único sítio em Portugal onde é possível comprar estas motas. João foi mesmo a Itália encontrar-se com o presidente da marca e escolheu-as porque “representam orgulho e paixão”. Todas elas têm pelo menos 1200 cm3 e os preços começam nos 11 mil euros.

Se quiser tornar a sua moto ainda mais original, é possível pedir todo o tipo de personalizações aos mecânicos e peritos da Garagem Central. Prefere outra suspensão ou travões? Não há problema – só tem que explicar o que quer e tudo é tratado na oficina que está à vista nas traseiras da garagem.

Esta garagem é grande. Tem 620 metros quadrados, distribuídos por dois andares, e não vive só das máquinas de duas rodas. No espaço é possível encontrar uma pequena loja que vende equipamentos, T-shirts, casacos, capacetes ou botas, tudo inspirado na paixão pelas motas. Não falta também uma barbearia, um estúdio de tatuagens e até uma zona de convívio onde é possível relaxar, conversar e até jogar um dos 650 videojogos numa arcada à moda antiga.

Sabemos o que está a pensar: e comer e beber? João pensou nisso tudo e já está a trabalhar na próxima novidade, um bar. Aí sim, estará quase tudo perfeito e composto na nova man cave dos homens portuenses.

Carregue na galeria para saber mais sobre a Garagem Central.

Garagem Central
Morada: Rua da Alegria, 1023, Porto
Telefone: 223169611
Horário: terça a sábado, das 10h às 19h.

Outros artigos de Máquinas

Últimos artigos da 4MEN

Queremos ser seu amigo no Facebook. Pode ser?