Máquinas

O Instagram vai mostrar-lhe quem fotografa e grava as suas stories

A funcionalidade está a ser testada e diz-lhe quem é que anda a roubar as suas fotografias e vídeos.

Toda a gente sabe que as Insta Stories desaparecem do perfil ao fim de 24 horas, mas nada lhe dá a garantia de que as fotografias não ficam guardadas no smartphone dos seus seguidores. O Instagram nada pode fazer para impedir que estas capturas de ecrã sejam feitas, embora a nova funcionalidade possa inibir todos os utilizadores que, por algum motivo, queiram ficar com a sua fotografia.

A funcionalidade que já está a ser testada vai avisá-lo sempre que algum dos seus seguidores tirar uma fotografia ao ecrã onde surge a sua story. Um anúncio que surge pouco tempo depois da rede social ter anunciado que todos poderão ver quando esteve online pela útlima vez.

Para saber quem é que anda a bisbilhotar e a guardar as suas fotos, só quem que procurar o pequeno símbolo de estrela, que surge à frente do utilizador que tirou a screenshot. Os utilizadores que fizerem a gravação também vão ser avisados, mas apenas na primeira vez que o façam.

A funcionalidade já está disponível para alguns utilizadores e deve abranger todos os que usam a rede social dentro de poucas semanas. Em comunicado enviado ao site TechCrunch”, a plataforma refere que está “sempre a testar maneiras de melhorar a experiência no Instagram e tornar mais fácil a partilha de momentos com as pessoas que são mais importantes”.

A publicação refere ainda que esta medida poderá estar em fase de testes para analisar a forma como os utilizadores passam a interagir com as stories. Contudo, pode haver uma maneira de dar a volta à situação. O site The Next Web refere que colocar o telemóvel em modo de avião não ativa o alarme do Instagram. Outra alternativa será fazer o download das stories através do site oficial da rede social ou usar uma aplicação própria para o efeito.

Esta é apenas uma de muitas e novas funcionalidades que a rede social tem implementado, sendo que os utilizadores já eram notificados quando alguém fotografava imagens e vídeos enviados por mensagem direta e privada.

Outros artigos de Máquinas

Últimos artigos da 4MEN