Máquinas

Esqueça os novos iPhone: o iOS 12 vem aí e está cheio de novidades incríveis

Vai poder controlar o tempo que perde a mexer no telemóvel, fazer medições em tempo real apenas com a câmara e ver o mundo em realidade aumentada.

Sempre que chegam novos iPhones, fala-se muito de processadores, de especificações técnicas e toda uma longa lista de pequenas siglas e números que a maioria das pessoas desconhece. E é precisamente por isso que a chegada de uma nova versão do sistema operativo da Apple é tão entusiasmante: por norma, as mudanças são mais visíveis e têm mais impacto na forma como usamos os smartphones e tablets da marca norte-americana. Pode ir-se preparando para a nova revolução: a versão 12 do iOS chega já na próxima segunda-feira, 17 de setembro.

A revelação foi feita na apresentação da Apple desta quarta-feira, 12 de setembro, onde foram apresentados três novos modelos de iPhone e a nova série de Apple Watches.

Segundo a Apple, o iOS 12 vai ser duas vezes mais rápido no momento de lançar as aplicações. A velocidade também aumenta noutras funcionalidades: 70% mais veloz a aceder à câmara e 50% mais rápido no momento de teclar. Mas o grande destaque está mesmo na inovações em termos de realidade aumentada.

É essa inovação que permite, por exemplo, a inclusão da aplicação Measure na lista de apps nativas dos iPhone. O que é que faz? Através da câmara, ela permite fazer medições de espaço e de objetos. Se quer comprar um sofá que acabou de ver numa montra, mas não sabe quanto mede ou se cabe sequer lá em casa, só tem que usar a Measure.

Porque a vida não deve ser passada em frente a um ecrã – e porque as empresas tecnológicas estão cada vez mais preocupadas com um uso mais saudável dos seus aparelhos –, a Apple introduz também um novo menu onde pode consultar o Tempo de Ecrã. Trata-se de uma tabela que regista todo o tempo que passa agarrado ao telemóvel e que ainda lhe diz onde é que gasta o seu tempo: quais as aplicações que mais utiliza ou se passa mais tempo a usar o Face Time ou a enviar SMS.

A Apple preocupou-se também em garantir que só vai ser notificado daquilo que é verdadeiramente importante. O sistema da assistente virtual Siri vai fazer sugestões inteligentes sobre os alertas com base na forma como interage com eles. Ainda assim, se isso não for suficiente, vai mesmo poder ligar a funcionalidade Não Incomodar, que bloqueia todo o tipo de notificações.

Entre as restantes novidades, destaca-se a possibilidade de interagir com 32 pessoas ao mesmo tempo com a aplicação Facetime.

O sistema iOS 12 vai estar disponível a 17 de setembro, embora já possa tentar instalar a nova versão através do sistema de testes Beta da Apple. Como? Só tem que ir a este site Apple, fazer login ou inscrever-se e aceitar os termos. Depois inscreva o seu aparelho, faça o download do perfil e instale-o. Siga as instruções até reiniciar o dispositivo e surgir o novo iOS 12 no menu de atualizações.

Nem todos os aparelhos da Apple estão preparados para receber esta nova versão. Veja em baixo a lista de aparelhos compatíveis com o iOS 12.

iPhone
iPhone X; iPhone 8 Plus; iPhone 8; iPhone 7; iPhone 7 Plus; iPhone 6s; iPhone 6s Plus; iPhone 6; iPhone 6 Plus; iPhone SE; iPhone 5s

iPad
iPad Pro 2.ª geração; iPad de 12,9 polegadas Pro 1.ª geração; iPad de 10,5 polegadas; iPad Pro de 9,7 polegadas; iPad Air 2; iPad Air; iPad 6.ª geração; 5.ª geração do iPad; iPad mini 4; iPad mini 3; iPad mini 2; iPod touch; iPod touch 6.ª geração

Outros artigos de Máquinas

Últimos artigos da 4MEN