Máquinas

O novo Lexus tem câmaras no lugar dos retrovisores

É a primeira vez que a tecnologia é instalada num carro que será comercializado. Infelizmente, para já a inovação só estará disponível no Japão.

Carregue nas setas para ver mais imagens

O Lexus ES 2019 vai ser uma máquina potente de 308 cv e com uma caixa de oito mudanças. Estas podiam ser, por si só, os grandes destaques do novo modelo, mas há um detalhe que destaca de todos os outros. É que no lugar dos tradicionais retrovisores, estão duas câmaras. O sistema chama-se Digital Side-View Monitors e pode muito bem ser o futuro.

A marca revelou a inovação esta quarta-feira, 12 de setembro, no seu site oficial. Apesar de esta não ser a primeira máquina a usar esta tecnologia – a Mercedes anunciou a 5 de setembro que o seu novo camião Across também irá ter um sistema idêntico –, esta é a primeira vez que algo deste género é implementado num automóvel.

No lugar dos retrovisores estão duas câmaras de vídeo digitais capazes de resistir à neve e à chuva, que transmitem a imagem para dois ecrãs de cinco polegadas. Estes, por sua vez, estão colocados no interior do carro, fixados nas colunas laterais. As câmaras funcionam de forma automática, embora possam ser controladas manualmente pelo condutor.

Segundo o comunicado da marca, as câmaras aumentam a visibilidade do condutor, enquanto as hastes que as seguram foram desenvolvidas para reduzir o ruído. Infelizmente, não se sabe quando é que a legislação europeia vai permitir o uso desta nova tecnologia na Europa. Portanto, só os japoneses vão poder usufruir das câmaras no lugar dos retrovisores.

Outros artigos de Máquinas

Últimos artigos da 4MEN