Máquinas

O Facebook está a preparar uma espécie de botão de ‘não gosto’

A funcionalidade está em testes e vai servir para dizer à rede social de que publicações é que não gosta.

A rede social tem botões para todos os gostos e feitios, mas há um que, por mais que os utilizadores peçam, a empresa de Mark Zuckerberg teima em não criar: o botão de dislike. Ainda assim e de acordo com o site “TechCrunch“, uma alternativa pode estar a caminho.

O Facebook está já a testar um botão de ‘não aprovação’ nos Estados Unidos. Um porta-voz da empresa explicou que a motivação por detrás desta ferramenta passa por informar a rede social de que um determinado comentário é inapropriado, pouco civilizado ou enganador, numa fase em o combate às chamadas fake news parece cada vez mais forte.

“Não estamos a testar um botão de dislike. Estamos a explorar uma ferramenta para que as pessoas nos dêem feedback sobre comentários em publicações de páginas públicas”.

 

Quando pressionado, este botão esconde o comentário e dará ao utilizador de fornecer informações adicionais ao Facebook: se este é enganador, ofensivo ou fora de tópico.

A ferramenta, ainda em testes, não deverá ser alargada a mais utilizadores pelo menos para já. Tendo em conta que o Facebook hierarquiza os comentários por relevância, com base nos likes e respostas, o botão de ‘downvote’ levanta algumas questões, nomeadamente no que diz respeito à censura das publicações. Até porque, como Mark Zuckerberg já reconheceu, o “Facebook não é uma empresa de media tradicional”.

Outros artigos de Máquinas

Últimos artigos da 4MEN

Queremos ser seu amigo no Facebook. Pode ser?