Máquinas

Esfregue os olhos: vêm aí as televisões 8K

A Samsung e a LG vão apresentar duas televisões com formato quatro vezes superior à tecnologia 4K.

A tecnologia 4K ainda não assentou e já se fala na próxima fronteira a ultrapassar: os ecrãs 8K. A primeira a apontar a meta foi a LG, que esta quarta-feira, 29 de agosto, aproveitou a feira de tecnologia IFA para anunciar a apresentação da sua nova LG OLED TV. A Samsung não quis ser ultrapassada e no dia seguinte anteviu a chegada da Q900R QLED 8K.

A LG OLED TV vai ter 88 polegadas, um ecrã OLED e uma resolução de 7680 x 4320. Segundo Brian Kwon, o presidente da companhia, “a tecnologia 4K OLED representou um papel fulcral no desenvolvimento das televisões e a LG tem a certeza que a 8K vai fazer o mesmo”.

Menos inspirada no que toca a nomes, a Samsung procurou dar mais hipóteses ao consumidor. Além de oferecer uma televisão 8K com a mesma resolução 7680 x 4320, vai permitir escolher o tamanho da televisão, que poderá ter 65, 72, 82 e 85 polegadas.

A tecnologia 8K é quatro vezes superior à 4K, que tem uma resolução de 3840 x 2160. Além disso, garante mais de 30 milhões de megapixels, ou seja, a definição da imagem e das cores vai permitir uma sensação  ainda mais próxima da realidade.

Ambas as televisões vão ser apresentadas durante o IFA, em Berlim, que decorre de 31 de agosto a 5 de setembro. Ainda não há data de lançamento, nem estimativa de preço para nenhuma destas duas televisões.

Outros artigos de Máquinas

Últimos artigos da 4MEN