Máquinas

Olha quem voltou: o novo BlackBerry está aí e tem um teclado à moda antiga

Pensava que nunca mais iria ver um BlackBerry nas mãos de alguém? O Key 2 é a nova aposta da empresa e chega já no verão.

Antes da Apple e da Samsung disputarem o título de melhor fabricante de smartphones, havia uma empresa que dominava o mercado de telemóveis dedicados aos homens de negócios. Falamos, claro, da BlackBerry. A empresa canadiana está de volta, desta vez com o Key 2.

Depois de ter lançado em 2017 o Key One, a BlackBerry anunciou o novo aparelho que traz algumas melhorias em relação ao antecessor. Além da câmara ter sido aperfeiçoada, apresenta uma novidade: ao contrário da tendência dos teclados táteis dos smartphones atuais, o aparelho tem um teclado físico. Sim, um daqueles com teclas.

No teclado físico, a BlackBerry introduziu a Speed Key. Trata-se de uma tecla que o deixa aceder rapidamente a qualquer aplicação pré-definida. É só pressioná-la e depois carregar na letra escolhida, como “F” para abrir o Facebook ou “I” para o Instagram. Já a barra do espaço tem incluído um sensor de impressões digitais.

A produção deste modelo ficou a cargo da TCL, empresa chinesa de eletrónica. O Key 2 tem um ecrã LCD de 4,5 polegadas. A parte de trás foi pensada para ser “mais fácil de segurar”, segundo a marca.

Relativamente à ficha técnica, tem duas câmaras de 12 megapixels na parte de trás e uma frontal de oito. O processador é o Qualcomm Snapdragon 660, tem 64 ou 128GB de memória interna com expansão via cartão MicroSD e 6GB de memória RAM. A bateria é de 3500 mAh e o sistema operativo é o Android Oreo.

O BlackBerry Key 2 vai estar disponível em julho de 2018, por um preço perto dos 551€. Chega em duas cores: preto ou cinzento.

Outros artigos de Máquinas

Últimos artigos da 4MEN

Queremos ser seu amigo no Facebook. Pode ser?