Máquinas

Agora já pode investir em carros clássicos como se estivesse a jogar na bolsa

Se não os pode conduzir, pelo menos pode ser dono de parte do carro. E, no final, ganhar dinheiro. Tudo graças à Rally Rd., a nova app para iPhone.

Nos stands compram-se e vendem-se carros. Nas bolsas compram-se e vendem-se ações de empresas. E se fosse possível combinar os dois mundos? É precisamente isso que a Rally Rd. quer fazer: lançá-lo num negócio de investimento em valiosos carros vintage. Não fique confuso, é tudo bastante simples.

Seria bom se todos tivéssemos na conta bancária um saldo que nos permitisse encher a garagem de máquinas clássicas. Infelizmente, não é o caso da maioria das pessoas. Ainda assim, os responsáveis da Rally Rd. querem pôr todos os apaixonados por carros a usar o seu instinto e conhecimento para investir em carros como um Jaguar XJ220 da década de 90, um Porsche 356 Speedster de 1955 ou um Ferrari Testarossa de 1985. Não os vai conduzir, mas vai poder ganhar dinheiro – e isso é quase tão bom.

Lançada em junho de 2016, a aplicação permite comprar e vender ações de um dos carros disponibilizados por uma subsidiária norte-americana, RSE Collection LLC. Esta empresa mantém os automóveis vigiados 24 horas por dia num sala climatizada para melhorar a preservação das relíquias. Até porque são quase todas antigas peças de colecionador.

Para começar a investir basta criar uma conta, pesquisar os automóveis disponíveis e investir, no mínimo, 50 dólares. Para determinar o valor de cada ação, divide-se o preço do carro por 2.000 – o número de ações disponíveis. Por exemplo, se um Ferrari Testarossa valer 140 mil euros, cada ação valerá 70 euros.

O sistema é regulado pelo comissão norte-americana de segurança e câmbio, ou seja, é totalmente legal. Tal como nas bolsas, o retorno financeiro acontece quando são vendidas as prestações adquiridas. Apesar de, para já, só estar disponível nos EUA, os responsáveis têm a ambição de levar este negócio a todo o mundo.

 

Outros artigos de Máquinas

Últimos artigos da 4MEN

Queremos ser seu amigo no Facebook. Pode ser?