Máquinas

O primeiro Volvo elétrico chega já em 2019

O topo de gama deste novo modelo poderá chegar aos 500 quilómetros entre recargas.

A Volvo já tinha anunciado que queria apostar no segmento dos carros elétricos e o seu primeiro modelo pode chegar já em 2019. Ao que tudo indica, o carro vai inspirar-se no protótipo 40.2 que foi apresentado em maio de 2017 e promete vários níveis de baterias e de autonomia.

O primeiro automóvel 100% elétrico vai ser uma berlina da nova família 40, cujo primeiro elemento foi o novo XC40. A Volvo confirmou que o modelo elétrico chegará em 2019, mas não revelou mais detalhes.

O novo modelo vai assentar na nova plataforma CMA (Compact Modular Architecture) e vai usar um sistema de baterias modulares com diferentes capacidades e autonomias, faltando definir qual será mesmo a autonomia mínima.

“Estamos a desenvolver um sistema modular para atrair vários setores do mercado, o objetivo é o de apelar à população geral com ofertas eficientes e acessíveis ao nível do preço, e depois desenvolver ofertas premium mais potentes e de autonomia superior”, afirmou Henrik Green, responsável pela pesquisa e desenvolvimento da Volvo, à revista britânica “Autocar”.

Apesar de ainda não haver certezas, tudo aponta para que o topo de gama deste novo modelo elétrico consiga fazer 500 quilómetros entre recargas.

“É mais ou menos essa a autonomia que queremos atingir”, reconheceu Green. “Estamos em plena fase de desenvolvimento mas estamos constantemente a atingir novos patamares. Atualmente, desenvolver um carro é bastante diferente do que era há 5 ou 10 anos. Estabelecemos um objetivo três ou quatro anos antes do lançamento do carro e apontamos a isso mas, se trabalharmos bem, acabamos com uma oferta bastante mais competitiva.”

Outros artigos de Máquinas

Últimos artigos da 4MEN

Queremos ser seu amigo no Facebook. Pode ser?