Máquinas

O projeto ultra-secreto da Porsche é o carro do sonho de todos os homens

Senhores, é melhor sentarem-se. O 993 Turbo S está de regresso – e vale ouro.

Dentro da gama dos 911, talvez nenhum tenha deixado tantas saudades como o 993. Foi gigante entre 1993 e 1998 mas, mais importante, foi o último 911 com sistema de refrigeração a ar. Agora, está de regresso, depois de meses de secretismo da marca alemã, num modelo único que vaia leilão em outubro.

Desde 20 de julho que a marca alemã tem revelado vídeos enigmáticos no seu site sob o título de “Project Gold”. As imagens deixavam antever que estava a preparar o regresso do modelo. No último, divulgado a 23 de agosto, as especulações terminaram e comprovou-se que era, de facto, um 993. Mais especificamente um Turbo S, o mais potente de todos, cuja produção se limitou a 345 automóveis vendidos entre 1995 e 1998. Um modelo raro, portanto.

Além da carroçaria idêntica ao antigo 993 Turbo S, sabe-se também que o motor tem 3.600 cm3 de cilindrada e 350 cavalos, aquele que já se supunha e que pertenceu ao último modelo produzido em 1998. O próprio número de chassis continua onde parou, ou seja, para a Porsche, o 993 Turbo S nunca deixou de existir, simplesmente esteve numa longa hibernação de 20 anos.

As jantes são negras e com faróis fumados. O interior tem bancos em couro. Tudo praticamente igual ao Porsche 993 Turbo S.

O novo modelo vai ser apresentado pela primeira vez ao mundo durante a Porsche Rennsport Reunion a 27 de setembro de 2018, em Laguna Seca. Infelizmente, será complicado levá-lo para casa, uma vez que único modelo vai ser leiloado pela RM Sotheby a 27 de outubro em Atlanta, também nos EUA. As receitas da venda serão doadas à Ferry Porsche Foundation.

Outros artigos de Máquinas

Últimos artigos da 4MEN