Máquinas

Crítica: o sol quando nasce é para todos

O Toyota Aygo X-Wave é um aliado para quem anda na cidade.

O pequeno até se safa bem.

Sejam bem-vindos à primeira crónica automóvel da 4MEN. À conta destas crónicas, irei andar com os mais rápidos e luxuosos carros do mundo e viajar pelos sítios mais exóticos em busca das melhores experiências auto para vos escrever. Posto isto, o carro desta semana é um Toyota Aygo, branco, com 69 cavalos por 14.303 biscas e cheguei a ir ao Fórum Sintra. Hein, tudo à grande! Comigo é assim, meus meninos. Só vão ter coisa da boa.

Na verdade, o pequenino Aygo portou-se muito à altura. Versão X-Wave com tejadilho em lona bordeaux (não faço ideia do que é isto ou sequer de como se escreve, ainda que possa ou não estar a dar uma de machão e na realidade estou completamente por dentro do assunto), motor de 4 cilindros com 1 litro de cilindrada e uns simples 69 cavalos. No papel, isto não parece muito, é verdade. Mas vai-se a ver e o pequeno até se safa bem, conduz-se sem qualquer problema e é um bom aliado para a cidade. A desvantagem é que nunca será o suficiente para longas viagens, para mudanças radicais nas nossas vidas e para um pouco mais de adrenalina. E o carro também.

Portanto, está aqui uma boa aposta para quem quer um carro que dê para a cidade e, muito à conta do tejadilho retrátil, também dê para uns bons passeios à beira mar, na floresta e naquelas noites de verão. Tem um sistema de infotainment touch screen muito intuitivo e rápido, mas sem a qualidade de imagem e grafismo dos mais modernos. Mas não se esqueçam que estamos a pagar menos de 15 mil euros. Um valor que, em muitos carros topo de gama, só chegam para pagar os extras.

Partilha a plataforma com outros carros do mesmo segmento, trazendo apenas o design Toyota e tudo o que a marca nos oferece. Devemos encarar este carro como aquilo que é: um citadino competente com bom equipamento e um tejadilho de lona que o torna um aliado nos dias de passeio. Dá para o campo e para a cidade, desde que ambas não distem muito uma da outra.

Toyota Aygo X-Wave
Desde 14.303€

Para estacionar em noites de diversão: 8/10
Para a família ir de viagem: 2/10
Para papar topos de gama nos semáforos: -3/10
Para diversão on board: 6/10

Outros artigos de Máquinas

Últimos artigos da 4MEN