Máquinas

O truque que lhe vai dar mais memória no iPhone – sem ter que apagar nada

Pode libertar até mais de um gigabyte de memória sem perder as fotografias das férias de verão do ano passado. E esta, hein?

É uma das mensagens mais frequentes – e mais frustrantes – que o iPhone pode dar, principalmente quando precisamos mesmo de tirar aquela foto: sem espaço de armazenamento. A solução, normalmente, passa por ter de apagar dezenas e dezenas de fotos ou eliminar algumas aplicações. Felizmente, há uma solução que parece quase mágica e que resulta mesmo, sem ter que dizer adeus às fotografias das férias do ano passado.

O truque é simples e para ter a certeza que funciona, verifique primeiro qual é o espaço que tem livre. Basta ir ao menu, carregar em Geral e depois em Armazenamento. Anote o número de memória livre.

Agora, para o truque de magia. Abra o iTunes e escolha um filme cujo tamanho seja superior ao espaço livre que tem. Carregue no botão de alugar – não se preocupe, não vai pagar nada desde que tenha cumprido com o que lhe dissemos anteriormente, isto é, que ele tenha um tamanho maior do que o espaço que tem disponível – e espere alguns minutos. Quando surgir no ecrã uma mensagem a dizer que não tem espaço suficiente, é altura de voltar ao menu do Armazenamento para verificar o resultado. Et voilá: o seu iPhone tem agora muito mais espaço para todas as fotos que quiser. E não teve que apagar um único ficheiro. Mas há mais.

Pode repetir o processo várias vezes para limpar ainda mais memória – verificando sempre, claro, se o tamanho do ficheiro ultrapassa o espaço livre, para que não corra o risco de pagar pelo aluguer. Quando o espaço libertado começar a ser insignificante, chegou ao limite e não vale a pena forçar mais. Acontece que neste método, o próprio smartphone trata de tentar encontrar espaço para o novo filme, limpando todos os pequenos ficheiros temporários que se vão acumulando e que não conseguiria apagar manualmente.

Outros artigos de Máquinas

Últimos artigos da 4MEN

Queremos ser seu amigo no Facebook. Pode ser?