Treino

5 exercícios obrigatórios para ter umas pernas de fazer inveja

Comece já a preparar-se para a época dos calções.

Sejamos sinceros, poucos homens gostam do dia de treino de pernas. A atenção está virada, quase sempre, para os braços – por uma questão de vaidade, é certo. Mas há um grupo de músculos que, quando trabalhados, impõem respeito. Falamos, claro, dos gémeos.

Raramente se fazem treinos orientados para estes músculos, até porque há uma tendência de que os exercícios de pernas sejam planeados num âmbito geral. Não é fácil desenvolver e esculpir os gémeos, mas a importância destes músculos é maior do que aquilo que se pode pensar à partida.

“Os gémeos são fundamentais nos agachamentos, lunges, box jumps, saltar a corda e em vários exercícios de pernas. Apesar de serem pequenos têm uma fibra muscular extremamente forte que nos ajuda a aguentar em pé”, refere à 4MEN o personal trainer Tiago Miguel Silva.

Um pouco abaixo dos gémeos estão outros músculos que também merecem a nossa atenção, os soleares: “Tanto os soleares como os gémeos são músculos que estão acima do tendão mais forte do nosso corpo, o tendão de Aquiles é o mais forte do corpo humano e consegue suportar até 12,5 vezes o peso corporal. O solear localiza-se na região traseira do tornozelo e liga os músculos gémeos da perna ao osso do calcanhar”.

Por todos estes motivos, pedimos ao personal trainer que nos revelasse alguns exercícios específicos para trabalhar apenas os gémeos e os soleares. Tudo para nos mantermos em forma – e, claro, prepararmo-nos para a época dos calções.

Carregue na galeria em baixo para ver todos os exercícios.

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