Treino

5 passos para emagrecer a partir dos 35 anos

A luta contra a balança é mais difícil, mas não é impossível.

É triste mas é verdade: à medida que os anos passam não há nada mais fácil do que ganhar peso, principalmente a partir dos 35 anos. É nesta altura que acrescem, muitas vezes, as responsabilidades e o volume de trabalho. Resultado: descuidamo-nos mais com a alimentação e até com a prática de exercício físico. O pior é que nesta fase há uma acentuada perda de massa muscular e, consequentemente, ganho de massa gorda.

Não desespere, a luta contra a balança é mais difícil, mas não é impossível. Com persistência e atitude é possível perder os quilos que se foram armazenando ao longo dos anos.

“Em média perde-se cerca de um por cento de massa muscular por ano”, explica Ana Andrade, PT do Holmes Place Parque das Nações.

Isto acontece porque o avançar da idade faz com que, naturalmente, também deixemos de gastar tanta energia. Depois, o metabolismo diminui e a densidade óssea e os quilos a mais tendem a não desaparecer com tanta facilidade, como quando tínhamos 20 anos.

Não, o seu destino não passa por ter aquela gordura a mais que odeia para sempre nem por ser flácido. Segundo a personal trainer, há pequenos hábitos que podem reverter a situação e não é nada do outro mundo.

Carregue na imagem e descubra cinco passos para emagrecer a partir dos 35 anos.

Outros artigos de Treino

Últimos artigos da 4MEN

Queremos ser seu amigo no Facebook. Pode ser?