Treino

5 razões para comer banana antes de ir dormir

Além de aumentar a massa muscular, ajuda a relaxar os músculos. Mas há mais.

“Comer banana à noite não faz mal, é um mito”, explica Bárbara de Almeida Araújo, nutricionista e autora do blogue “Manias de Uma Dietista“. Sabia que esta fruta fornece várias vitaminas e minerais que vão ajudá-lo a ter um sono mais tranquilo e reparador?

Esta fruta pode ser consumida em qualquer horário, dependendo da ingestão alimentar diária. No entanto, agrupa mais benefícios à noite.

Se treina com frequência, por exemplo, comer esta fruta pode ajudar no ganho de massa muscular, “já que é no período noturno que a síntese proteica é máxima”. A NiT dá-lhe cinco razões para comer banana antes de ir dormir.

1. Reduz a ansiedade e ajuda a regular o sono

Segundo a especialista, a banana é rica em triptofano, um percursor de serotonina que, por sua vez, é um neurotransmissor que ajuda a regular o sono. Mais: é responsável pela sensação de bem-estar e reduz os níveis de ansiedade.

2. Tem insónias? Nem sabe o bem que uma banana lhe pode fazer

“A vitamina B6 (piridoxina) para além ter um papel importante no metabolismo dos hidratos de carbono, gorduras e proteínas, também é essencial para o funcionamento das vias responsáveis pela síntese de serotonina e pela sua ação celular. Desta forma, a vitamina B6 poderá ajudar a prevenir insónias”, conta à NiT.

3. Funciona como um relaxante muscular

Que a banana é rica em magnésio não é novidade, mas sabia que este mineral atua como relaxante muscular? E se os nossos músculos estiverem relaxados o nosso sono vai ser mais profundo. Ou seja, dorme melhor.

4. É ideal para combater a azia

Quem sofre de azia, sobretudo à noite, costuma ter mais dificuldade em adormecer, já que há algum desconforto. Se já tentou de tudo para ultrapassar isso, há uma solução bem mais rápida e eficaz: comer uma banana depois do jantar. Esta fruta contém um antiácido natural que pode melhorar os sintomas.

5. Boas notícias: aumenta a massa muscular

Segundo Bárbara de Almeida Araújo, durante o sono há um aumento da libertação da hormona do crescimento e da síntese proteica. Por isso, é essencial ter uma boa noite de sono para conseguirmos recuperar do esforço dos músculos e aumentar da massa muscular.

“Comer uma banana com manteiga de amendoim como snack à noite pode favorecer o ganho de massa muscular por várias razões. Não só vai ajudar a dormir melhor, por aumento dos níveis de serotonina, como a vitamina B6, presente na banana, desempenha um papel importante para a síntese proteica”, explica.

Mas atenção: se o objetivo é perder de peso talvez não seja o melhor alimento para comer à noite, já que tem um elevado teor em hidratos de carbono.

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