Treino

5 treinos de alta intensidade que queimam calorias em poucos minutos

Os HIIT são rápidos, duros e acima de tudo eficazes.

Queimar muitas calorias no menor tempo possível. Esta é a fórmula mágica que todos os que querem ficar em forma mas que odeiam passar horas no ginásio querem conhecer. A resposta pode estar nos High Intensity Interval Training (HIIT), uma metodologia que consiste em completar um grupo de exercícios em esforço máximo e num curto espaço de tempo, sempre acompanhados de intervalos curtos para recuperar o fôlego. A popularidade deste método explica-se facilmente pelos resultados: perda rápida de massa gorda e aumento da massa muscular em simultâneo, em menos tempo do que os treinos tradicionais.

Este método de treino pode ser realizado com qualquer tipo de exercício aeróbio: corrida, bicicleta, natação, remo, boxe ou, simplesmente, flexões. “O mais importante é manter o estímulo. Treinar com alta intensidade e fazer pausas curtas”, explica à 4MEN o personal trainer Tiago Miguel Silva.

Assim que “sentir que o coração vai saltar do peito” e que “está prestes a ficar sem fôlego”, é sinal que entrou no nível de alta intensidade desejado. Como estes treinos têm uma duração reduzida, concentram no corpo um estímulo maior do que se passasse horas a levantar pesos no ginásio.

Além da perda de calorias e do ganho de massa muscular, os treinos em HIIT melhoram a saúde e a capacidade cardiovascular.

“Há diversos estudos mostram que o HIIT aumenta a capacidade respiratória (VO2 Máximo) para exercícios aeróbicos de longa duração, ainda que os treinos sejam curtos.”

O personal trainer revela que esta metodologia, quando aplicada em conjunto com treinos de resistência, ajuda a preservar a massa muscular e a garantir que a perda de peso “resulta exclusivamente da eliminação de gordura e não dos músculos”. Ao mesmo tempo, estes treinos de alta intensidade aumentam o HGH, conhecida como a hormona do crescimento, e retardam o envelhecimento.

O treino intervalado de alta intensidade permite ainda ao corpo entrar num estado de consumo excessivo de oxigénio pós-treino (EPOC), que põe o organismo a trabalhar até 24 horas depois do final do treino e mesmo enquanto dorme.

A melhor maneira de atingir estes resultados é através da combinação do seu plano de treino atual, aliado a um aumento da intensidade do treino, pelo menos até aos 80% da sua capacidade física. Porém, tenha cuidado: antes de se iniciar neste tipo de treinos é recomendado que faça uma avaliação física e que tenha supervisão de um professor. E nunca se esqueça de aquecer antes do treino HIIT para evitar lesões e de beber muita água para se manter devidamente e constantemente hidratado.

Para que não se sinta perdido, compilamos um conjunto de treinos HIIT que pode começar já a fazer. Sugerimos-lhe cinco sequências que deve executar, pelo menos, quatro vezes. Descanse um minuto no final do último exercício e repita. Prepare-se porque que a coisa não é meiga.

Carregue na galeria para ver todos os treinos.

 

Outros artigos de Treino

Últimos artigos da 4MEN

Queremos ser seu amigo no Facebook. Pode ser?