Treino

6 truques para não ficar com as costas de Bruno de Carvalho

As dores nas costas são um dos males modernos que afeta mais homens em todo o mundo. A 4MEN explica-lhe como é que pode evitar este problema.

A ansiedade é um dos causadores destas dores.

O esgar de dor que Bruno de Carvalho mostrou no final do jogo do Sporting deste domingo, 8 de abril, impressionou adeptos e rivais. Nem a vitória conseguiu atenuar as visíveis dificuldades do presidente do clube. Um problema que afeta cerca de 80% dos homens que, certamente, partilharão das dores e das dificuldades enfrentadas pelo dirigente sportinguista.

Na maioria das vezes, as dores estão ligadas à degeneração da espinha que, por sua vez, está associada ao desgaste natural das articulações, discos e ossos da coluna à medida que se vai envelhecendo.

Além disso, há outros factores que estão intrinsecamente ligados à possibilidade de sofrer de dores nas costas. A idade é o maior deles todos, sendo bastante frequente em pessoas entre os 30 e os 50 anos, tornando-se mais comum com o passar do tempo. A condição física é essencial. Há também a questão da genética a ter em consideração, se bem que, neste caso, é mais difícil controlar.

A ansiedade e o stress são, igualmente, potenciais causadores de problemas como dores crónicas nas costas – e quem o diz é a Associação Americana para a Depressão e Ansiedade.

A prevenção é o mais importante.

Apesar de não existirem soluções milagrosas, há várias formas de atenuar e prevenir este tipo de crises e de dores. Só tem que carregar na galeria para ficar a conhecer todos os conselhos que pode por já em prática.

Outros artigos de Treino

Últimos artigos da 4MEN

Queremos ser seu amigo no Facebook. Pode ser?