Treino

5 exercícios básicos que o vão tornar mais flexível

A flexibilidade previne lesões, melhora a postura e ajuda-o a tornar-se mais musculado.

Levante-se e faça o seguinte teste: junte as pernas, dobre-se e tente tocar com as pontas dos dedos das mãos no chão. Se ficou a meio do caminho, temos uma má notícia para si: está a precisar de se tornar mais flexível. Não lhe pedimos que faça a espargata ou que se contorça como uma ginasta chinesa, mas que comece por deixar de se focar apenas na musculação.

Quanto mais flexível for, melhor será a sua postura e capacidade para prevenir lesões. A flexibilidade é também essencial para ganhar força, já que músculos mais tensos impedem que faça os movimentos e exercícios corretamente.

“É importante fazer uns bons exercícios de alongamentos principalmente para a abertura do peito, puxando os ombros para trás. Trabalhar bem a zona dorsal, lombar, cervical, com os extensores e flexores das pernas. E sem esquecer os músculos piramidais (abdutores) e adutores. Deve-se alongar tudo muito bem diariamente”, vinca.

A falta de flexibilidade coloca o corpo em tensão, e esta tensão, não sendo aliviada pelos alongamentos, pode provocar inúmeras lesões. As sessões de aquecimento e de alongamentos não servem apenas para fazer relaxar e descomprimir os músculos, mas também “para poder ganhar mais volume, já que as fibras musculares estarão mais alongadas”.

E se acha que é impossível tocar com os dedos das mãos, nos pés, olhe bem para este exemplo: “Tenho um caso interessante de uma senhora com quase 70 anos que, no primeiro treino, dobrava-se e chegava com as mãos aos joelhos. Disse que queria conseguir chegar aos pés, mas que achava que com a idade dela seria impossível. Eu disse-lhe que em dois meses iria chegar lá bem perto e julgo que demorou uns cinco meses a consegui-lo. Ficou super feliz. Claramente que é tudo uma questão de prática.”

Agora deixe-se de desculpas e comece já a corrigir a sua postura. Para que tudo se torne mais fácil, o personal trainer Tiago Miguel Silva recomenda-lhe alguns exercícios simples e que pode fazer em casa, a qualquer hora do dia.

Carregue na galeria para ver todos os exercícios.

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