Treino

Cientistas dizem que o leite gordo é melhor para o colesterol do que o magro

Um estudo recente reacendeu a discussão sobre os benefícios do leite, mas não deite já os pacotes que tem lá em casa ao lixo.

O consumo de leite é, possivelmente, um dos temas que provoca maiores divergências entre nutricionistas e cientistas. Uns dizem que bebê-lo faz bem, outros nem por isso. Só que a última descoberta da ciência pode voltar a pôr toda a gente a discutir: ao que parece, o leite gordo faz melhor do que o magro.

Um estudo publicado no “European Journal of Clinical Nutrition” foi à procura da resposta através de uma a amostra reduzida de apenas 18 adultos, que foram divididos em dois grupos que, durante três semanas, consumiram meio litro de leite: o primeiro ficou com o leite gordo, os restantes com o magro.

Os resultados foram, no mínimo, curiosos, no grupo que bebeu leite gordo: os níveis de HDL, mais conhecidos por colesterol bom, aumentaram, ao passo que o LDL (a versão má do colesterol) não verificou quaisquer flutuações. Os que consumiram leite magro não registaram quaisquer alterações.

Os dados não são 100% conclusivos, mas já existem várias investigações que parecem confirmar esta tese. Um estudo de 2013 publicado no National Institutes of Health sugeriu uma relação inversamente proporcional entre o consumo de produtos lácteos e o aumento de colesterol e doenças cardiovasculares.

Outros artigos de Treino

Últimos artigos da 4MEN

Queremos ser seu amigo no Facebook. Pode ser?