Treino

Bosu: a meia bola que o vai pôr na melhor forma de sempre

Parece uma mesa com um design desastroso, mas esconde virtudes que o ajudam a trabalhar quase todos os músculos.

Do ponto de vista do marketing, não se pode dizer que a bosu seja um daqueles equipamentos de ginásio que se vende por si só. Olhando para esta espécie de meia bola, é difícil adivinhar que vantagens é que pode trazer. Muitas, dizemos nós, mas para isso é preciso saber, primeiro, como é que ela funciona.

A bosu foi inventada em 1999 por David Weck, um personal trainer norte-americano que queria um alternativa à tradicional fitball que garantisse uma maior segurança, ate porque estas bolas escorregam facilmente durante alguns exercícios.

A estabilidade da bosu é alcançada através do seu design único: meia bola de borracha ligada a uma plataforma de plástico. Consoante o lado para o qual esta virada, há uma grande variedade de exercícios que pode fazerm em cima dela. Outra vantagem: pode ser usada por qualquer pessoa, independentemente da idade e da condição física.

A bosu pode ser usada para desenvolver, entre outros, as pernas, quadríceps e glúteos, se fizer agachamentos com a parte mole virada para o chão. Como a posição é instável e obriga a uma correção da postura, ajuda igualmente a reforçar a zona lombar e abdominal.

Se preferir, pode virá-la ao contrário e fazer flexões para “desenvolver a zona do grande peitoral ou fazer uma flexão de mãos juntas em formação diamante para trabalhar os tríceps”, explica à 4MEN o personal trainer Tiago Miguel Silva.

As bosu custam entre 70€ e 180€ e são uma boa ferramenta para treinar em casa ou até mesmo no ginásio. Só precisa de saber que exercícios é que deve fazer com ela – e foi precisamente isso que perguntámos a Tiago Miguel Silva.

Carregue na galeria para ficar a conhecer todos os exercícios que pode fazer com uma bosu.

Outros artigos de Treino

Últimos artigos da 4MEN

Queremos ser seu amigo no Facebook. Pode ser?