Treino

Para que serve a Fitball e como é que a podemos usar para ficar em forma?

Ajuda o a trabalhar vários grupos musculares e ainda lhe dá mais estabilidade. Desvendamos todos os segredos.

Esta bola não serve para andar aos pontapés. Feito o aviso, voltemos ao tema. Chama-se Fitball e é um dos acessórios mais ignorados nos ginásios, mas que pode ser muito útil em aulas e também em exercícios a solo – e é uma peça fundamental para o ajudar a desenvolver a estabilidade.

Fitball é o nome oficial embora para alguns ela se trate de uma “bola suíça”, isto porque foi criada na Suíla, ainda na década de 70, para corrigir problemas de postura na coluna. São feitas de borracha, são extremamente leves e há modelos que não chega a pesar um quilo. Os tamanhos, esses variam entre os 55 e os 85 centímetros.

É um equipamento utilizado em exercícios de baixo impacto e por isso é comum vê-la em aulas de grupo de ioga ou pilates. Só que elaé mais complexa do que parece, isto porque permite trabalhar vários grupos musculares. Pode usá-la para fazer flexões e trabalhar o peito e tríceps, vários exercícios de abdominais ou até mesmo as pernas.

“São ótimas para trabalho de agachamento contra uma parede, porque com a ajuda dessa bola encosta-se melhor a zona lombar sem haver dor numa superfície dura. Ajuda muito no movimento da descida e à curvatura lombar aproveitando a forma redonda da bola”, explica à 4MEN o personal trainer Tiago Miguel Silva.

O contacto direto da fitball com o corpo ajuda ainda a aliviar a tensão, relaxando os músculos e a melhorar a circulação sanguínea.

Convencido? Está na hora de experimentar e nem sequer precisa de ir ao ginásio para o fazer, basta ter um colchão e uma zona relativamente ampla para que tenha mobilidade. Pode comprar uma destas, por exemplom, na Sportzone por 8€.

Outros artigos de Treino

Últimos artigos da 4MEN

Queremos ser seu amigo no Facebook. Pode ser?