Treino

Uma corda é tudo o que precisa para queimar 300 calorias em 15 minutos

É simples, barato e vai pô-lo em forma. Não se preocupe, também lhe mostramos sete formas diferentes de saltar – tudo para que não se aborreça.

Se achava que Rocky Balboa a usava porque era pobre e não tinha dinheiro para pagar a mensalidade de um ginásio, pense outra vez. Bem, também era isso, mas a verdade é que a corda é um dos instrumentos mais eficazes para o ajudar a ficar em forma. O rácio de calorias queimadas por euro gasto é absolutamente incrível. Não acredita? Prova número um: uma corda custa pouco mais de 10€. Prova número dois: 15 minutos a saltar podem queimar até 300 calorias. Impressionado? Nós também.

Esqueça a velhinha passadeira, a máquina a que todos recorrem assim que põem os pés no ginásio. Só está a perder o seu tempo. Até porque, como explica à 4MEN o personal trainer Tiago Miguel Silva, para queimar as tais 300 calorias, teria que passar o dobro do tempo em cima da passadeira. E ninguém tem tempo para isso.

“Saltar à corda é um exercício muito completo. Ajuda a aumentar a resistência e a fortalecer o coração, tonifica o corpo, melhora o equilíbrio, corrige a postura e desenvolve a coordenação neuromuscular”, conta Tiago Miguel Silva.

Antes que desate a correr para comprar a sua nova melhor amiga, é importante que tenha atenção à sua técnica para evitar tropeços, desgraças e lesões. Em primeiro lugar, a sua postura deve estar direita: a cabeça, pescoço e coluna devem estar alinhados. Contraia um pouco os abdominais. Os cotovelos devem também estar ao lado do corpo com os antebraços posicionados a quase 90 graus.

 

Sylvester Stallone Training GIF by Rocky - Find & Share on GIPHY

Procure também uma área ampla e desimpedida para evitar que a corda fique presa a algum objeto. Depois, terá que escolher uma corda à sua medida, até porque existem diversos tamanhos. Algumas das que são vendidas são ajustáveis – nesse caso, não tem que se preocupar.

“Como é que sei qual é o tamanho ideal?” Boa pergunta. Para descobrir a resposta faça o seguinte teste: segure nas pontas, coloque o pé a meio da corda e levante os punhos; eles devem chegar ao nível do ombro e, se isso não acontecer, já sabe que é demasiado curta.

Por muito eficaz que seja, saltar durante 15 minutos seguidos pode tornar-se um pouco aborrecido. Esse é um obstáculo fácil de contornar. Só tem que variar o tipo de salto. Existem movimentos alternativos e quase todos eles são igualmente eficazes. Não queimam nem mais, nem menos calorias, à exceção do salto duplo. O melhor é mesmo ver os exemplos que temos para lhe mostrar.

Carregue na galeria em baixo para conhecer todos os movimentos.

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