Treino

A curcuma é tudo o que precisa para ter um corpo perfeito

É usado na Ásia, sobretudo na Índia, e tem vários benefícios para a saúde.

Não duvide que até ao verão é possível ficar em forma. Para isso, só tem de apostar nos alimentos certos. Há um ótimo aliado no processo de emagrecimento que talvez ainda não utilize na sua alimentação diária: a curcuma. Sim, estamos a falar daquele alimento com aspeto estranho e de cor alaranjada.

A curcuma é uma planta herbácea da família do gengibre e sempre foi bastante utilizada na Ásia, sobretudo na Índia. O seu princípio ativo é a curcumina e é ela que faz com que este seja um superalimento.

Porém, antes de falarmos da grande ajuda deste alimento durante a dieta, é importante que saiba que se trata mesmo de uma bomba saudável.

“A curcumina demonstrou ter propriedades anti-inflamatórias. Aliás, vários estudos já indicaram que a sua ação é tão forte como algumas substâncias químicas, como o Iboprufeno. Além disso, a ingestão de 400 a 500 miligramas deste composto está associada ao alívio de dor no pós-operatório ou artrite, sendo comparável com a ingestão de duas gramas de Paracetamol”, explica a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

E as vantagens não ficam por aqui, já que é um alimento antioxidante e ainda reduz o risco de doença cardíaca. Como? Segundo a especialista, a curcumina pode reduzir os níveis de colesterol total e aumentar os níveis de HDL (o colesterol “bom”). E pode ajudar a diminuir a pressão arterial.

Além disso, pode melhorar a sensibilidade à insulina, já que pode melhorar melhorar a sensibilidade e regular os níveis de açúcar no sangue.

E ajuda mesmo a perder peso?

Além de todos os benefícios anteriores, sim, também pode ser uma grande ajuda quando se quer emagrecer. Aliás, há bem pouco tempo surgiu uma nova tendência no mundo fit que tem a curcuma como protagonista. Estamos a falar do Golden Milk ou, em português, leite dourado.

Não é nada mais do que uma mistura de leite de coco e curcuma. Ainda assim, podem ser adicionados outros ingredientes que vão aumentar a absorção e biodisponibilidade do composto ativo da curcuma, como as especiarias (canela e/ou pimenta) e gorduras saudáveis (óleo de coco).

“Devido ao seu efeito termogénico, pode realmente potenciar a perda de peso”, revela a também autora do blogue “Manias de Uma Dietista” e do livro “Receitas Saudáveis para Famílias Atarefadas“. Lembre-se de que este tipo de alimentos conseguem acelerar o metabolismo e, consequentemente, queimar gordura.

De acordo com a especialista, quem tem como hábito beber um copo de leite ou uma chávena de chá para dormir melhor, devia substituí-lo pelo leite dourado. “Faz-nos sentir melhor.”

Temos o modo de preparação do Golden Milk e de mais quatro receitas como este alimento para tirar proveito de todas as suas vantagens. Carrege na galeria e tome nota.

Outros artigos de Treino

Últimos artigos da 4MEN