Treino

Desafio: o treino que o faz perder 5% de gordura em 30 dias

Quanto menos gordura, maior é a possibilidade de começar a desenhar aquele six pack que sempre quis.

Não há pior inimigo para a aparência de um homem do que uma teimosa e incómoda camada gordura. Para que os seus músculos estejam grandes e bem definidos, a máxima é simples: quanto menos gordura, melhor. Não é uma tarefa fácil, mas com o plano certo, até os mais sedentários o podem fazer – e em 30 dias, é mesmo possível perder 5% de massa gorda.

É este o segredo de um six pack definido que exige, por norma, uma percentagem de gordura corporal inferior a 10%. Aliada a uma boa alimentação, claro está.

Não existe nenhuma receita milagrosa que o faça perder essa barriga de cerveja de um dia para o outro, mas há alguns truques que pode ir aproveitando: ter cuidado com o que come, definir um bom plano de treino e beber muita água.

“Num mês, passar de 25-30% para 20-25% é razoável e viável. Mas tem que ser com um bom treino semanal e com uma frequência de pelo menos umas quatro vezes. O treino deve ter uma elevada componente cardiovascular e de cargas leves”, explica à 4MEN o personal trainer Tiago Miguel Silva.

“Claro que aliado a este tipo de treino é extremamente necessário ter uma boa hidratação durante o treino e, durante o dia, beber, no mínimo dois litros de água. E acompanhar tudo com uma alimentação mais rica em proteínas e gorduras poliinsaturadas”, acrescenta.

Pedimos a Tiago Miguel Silva que referisse um plano de treino que o ajudasse, em apenas 30 dias, a queimar 5% de gordura. Prepare-se porque que a coisa não é simpática. Garantimos que vai transpirar.

A metodologia é a seguinte: tem de treinar quatro vezes por semana. São cerca de 15 exercícios que deve fazer em modo de alta intensidade, ou seja, fazer o máximo de repetições que conseguir em 30 segundos e depois repousar durante 15 segundos. Dividimos os exercícios em três circuitos de cinco, para que seja mais fácil orientar-se.

Quando acabar os circuitos, descanse um pouco e repita-os entre três a quatro vezes. Acrescente, imprescindivelmente, cinco a dez minutos de atividade cardiovascular, seja corrida, ciclismo ou elíptica. A par disto, faça algumas aulas como RPM, body combat ou body pump.

Carregue na galeria e descubra de que forma pode perder 5% de massa gorda num mês.

Outros artigos de Treino

Últimos artigos da 4MEN

Queremos ser seu amigo no Facebook. Pode ser?