Treino

As enxaquecas podem aumentar o risco de problemas cardíacos

Se as suas dores de cabeça provocam náuseas e sensibilidade à luz, o melhor é ler isto.

Os cientistas puseram-se ao trabalho e concluíram que as dores de cabeça podem ser, lá está, uma enorme dor de cabeça. E quando se fala em dores de cabeça, referem-se às enxaquecas que, se estima que afetem cerca de 15% da população mundial. Se o problema vier acompanhado de náuseas e sensibilidade à luz, a situação pode ser mais complicada do que se julga.

Um estudo publicado no “British Medical Journal” sugere aqueles que sofrem deste tipo de enxaquecas têm um risco elevado de virem a sofrer problemas cardíacos.

Os investigadores analisaram um universo de mais de meio milhão de dinamarqueses – dos quais 51.032 sofriam de dores de cabeça – durante um período de 19 anos. Com o passar dos anos, aqueles que tinham enxaquecas demonstraram o dobro da probabilidade de ter um acidente vascular cerebral isquémico devido ao bloqueio de uma artéria no cérebro.

Verificou-se um aumento de 49% no risco de ter um ataque cardíaco, de 59% na formulação de coágulos nas pernas ou nos pulmões e de 25% em batimentos cardíacos irregulares.

De acordo com Kasper Adelborg, um dos autores da investigação, uma possível explicação para estas conclusões são a ocorrência de vasoespasmos, o estreitamento das artérias do cérebro que, ao bloquearem a circulação sanguínea, podem causar enxaquecas, mas também aumentar as probabilidades de ter um enfarte.

Nas conclusões, os autores frisam que os riscos não serão assim tão altos para o obrigarem a ir a correr para o cardiologista. Segundo os dados apresentados, por cada 1000 pessoas com enxaquecas, 25 tiveram um ataque cardíaco, comparativamente às 17 que sofreram do mesmo problema ao longo dos 19 anos estudados.

O risco acabou por não ser muito elevado devido à idade dos participantes na investigação, todos com uma idade média acima dos 30 anos. Mesmo assim, o risco existe e não deve ser ignorado.

Outros artigos de Treino

Últimos artigos da 4MEN