Treino

Se faz musculação devia começar já a praticar ioga – explicamos-lhe porquê

Não é um desporto só para mulheres e levantar ferros no ginásio pode tornar-se ainda mais fácil com a ajuda destes exercícios.

Vamos desde já desmistificar a questão: o ioga não é só para mulheres, apesar de muitos homens acharem que isto não tem nada a ver com eles e que é melhor puxar ferro no ginásio. E se lhe dissermos que não só pode como deve complementar os dois treinos?

O ioga é essencial para moldar o corpo, corrigir a postura e aumentar a flexibilidade – todas elas valiosas para quem quer fazer musculação.

Apesar de parecer uma atividade suave que envolve um par de alongamentos, muitos não sabem que a prática regular pode ajudar a levantar pesos cada vez mais pesados e de forma mais fácil. Não é, de todo, um substituto do ginásio, mas sim uma atividade complementar.

O ioga é ótimo porque promove uma maior capacidade de concentração na respiração. É fundamental para o treino, seja ele de força ou cardiovascular. Tem exercícios de equilíbrio que ajudam muito a perceber e a corrigir situações de diferença muscular e assimetrias”, explica à 4MEN o personal trainer Tiago Miguel Silva.

Fazer ioga ajuda a melhorar a flexibilidade, já que os seus movimentos obrigam a alongar os braços, pernas e as articulações em geral. Quanto mais flexível for, melhor será a sua postura e capacidade para prevenir lesões. A flexibilidade é também essencial para ganhar força, já que músculos mais tensos impedem que faça os movimentos e exercícios corretamente.

“A falta de flexibilidade coloca o corpo em tensão e esta tensão, não sendo aliviada pelos alongamentos, pode provocar inúmeras lesões. Nesse sentido, o ioga pode ajudar a ter os músculos mais alongados e, por conseguinte, mais fortes”, reafirma o personal trainer.

O ioga “trabalha o corpo de uma forma que não se consegue no treino normal” e “é um complemento perfeito para o físico, mas também para a parte emocional”.

Efetivamente, outra das vantagens é o alívio do stress. Os dias podem ser cansativos e o ioga promove o relaxamento da mente, mas também muscular.

Convencido? Está na hora de experimentar. Não se preocupe, não o vamos obrigar a dobrar-se como se fosse uma contorcionista chinesa. Estes são exercícios simples que pode fazer em casa, mesmo que não seja muito flexível.

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