Treino

Esta é a forma mais rápida de aumentar as cargas no ginásio

Deve aumentar os pesos com alguma frequência para que não fique estagnado. Só que é preciso ter cuidado para não abusar. O personal trainer Tiago Miguel Silva dá-lhe todas as dicas.

Ponto prévio: pode e deve aumentar as cargas de peso nos exercícios sempre que possível. Isto significa que deve mudar todos os dias? Nem por isso. O problema é que assim que o seu corpo se habitua a uma carga e consegue fazer as repetições exigidas sem grande esforço, isso significa que está a estagnar – e que dificilmente irá evoluir.

Cada pessoa tem os seus objetivos de treino e características físicas mas, regra geral, os planos de treino devem ser mudados a cada três meses. Para o personal trainer Tiago Miguel Silva, a melhor maneira de conseguir aumentar os pesos “é deixar o corpo adaptar-se e consolidar a carga” o que, normalmente, se traduz num mês a repetir os mesmos pesos.

Caso não tenha o apoio de um professor ou personal trainer, pode tomar a iniciativa e aumentar ligeiramente os pesos. Porém, há cuidados que deve ter.

Primeiro, há que certificar-se que executa sempre a técnica dos exercícios da forma mais correta possível. E no que toca aos pesos em si? De acordo com o personal trainer Tiago Miguel Silva, não é aconselhável que tente colocar mais quilos nos seus exercícios sem o corpo estar habituado. Assim que se sentir confortável, há um pequeno truque que o pode ajudar a incrementar as cargas de forma mais rápida.

Tudo começa com a velha máxima: menos é mais. O que quer isto dizer? “A forma mais rápida de o conseguir é através de pequenos ciclos de aumentos de carga enquanto se baixa o número de repetições”, explica Tiago Silva.

Imagine que num determinado exercício tem que completar quatro séries. Em vez de fazer tudo com o mesmo peso de sempre ou de aumentar a carga em todas elas, pode optar por esta estratégia. Faça as duas primeiras com a carga habitual. Nas duas últimas, reduza o número de repetições e aumente ligeiramente o peso.

Por exemplo: faça duas séries de 12 repetições com 10 quilos, seguidas de duas séries de oito repetições com 15 quilos. “Ao fim de duas semanas, aumentar as cargas será muito mais fácil”, conclui o personal trainer.

Outros artigos de Treino

Últimos artigos da 4MEN

Queremos ser seu amigo no Facebook. Pode ser?