Treino

Há um passadiço incrível entre lagoas e o mar para percorrer em Ovar

O caminho pela natureza tem oito quilómetros e liga a barrinha de Esmoriz à lagoa de Paramos.

Carregue nas setas para ver mais imagens
Foto: valeserrantes.blogs.sapo.pt
Foto: valeserrantes.blogs.sapo.pt
Foto: valeserrantes.blogs.sapo.pt
Foto: valeserrantes.blogs.sapo.pt
Foto: valeserrantes.blogs.sapo.pt

É na fronteira entre Ovar e Espinho que se encontra a lagoa de Paramos, uma espécie de oásis junto ao mar. Uma paisagem única que desde 2017 que pode ser percorrida graças a um passadiço de madeira com mais de oito quilómetros, a correr, a caminhar ou até em cima de uma bicicleta.

O percurso que liga a barrinha de Esmoriz à lagoa foi recuperado no ano passado, ao fim de décadas de luta por parte da população. O passadiço que circunda a barrinha de Esmoriz e a Lagoa de Paramos une as margens das freguesias de Esmoriz, em Ovar e de Paramos, em Espinho, e percorrem os areais. A barrinha integra a Rede Natura 2000 e está, desde novembro de 2003, classificada como área crítica de recuperação ambiental.

O caminho tem um percurso pedonal, aberto ao público no final de junho de 2017, depois de ter sido concluída a limpeza da barrinha e de estarem asseguradas as condições de segurança, pela Câmara Municipal de Ovar.

Também pode pegar na sua bicicleta e percorrer o caminho em aproximadamente duas horas e meia, sempre com uma vista fantástica para o mar. As estruturas permitem visitar, além da praias, a zona equestre de Paramos, a estação de comboio de Esmoriz e a ponte que liga Ovar a Espinho. A obra teve um custo total de 2,7 milhões de euros.

O percurso tem várias entradas consoante a praia que escolher. Pode começar pela entrada sul, junto à ponte da Avenida Raimundo Rodrigues, em Esmoriz, que se situa ao lado do parque de estacionamento onde se realizam as feiras e mercados da cidade. Comece a caminhar e, ao fim de pouco tempo vai poder escolher para que lado decidir se quer ir em direção às praia a ao Observatório de Avifauna ou até à linha de comboios.

Seguindo para o Observatório, pode espreitar a paisagem mais selvagem da zona. Siga pela ponte até chegar à interseção entre a praia de Paramos e Capela de São João. Continue até avistar à capela e siga o passadiço em direção à barrinha de Esmoriz.

Localidade: Esmoriz, Ovar, Aveiro
Distância: 8 km (ida e volta)
Dificuldade: Fácil
Para: trekking e BTT

Powered by Wikiloc

Outros artigos de Treino

Últimos artigos da 4MEN

Queremos ser seu amigo no Facebook. Pode ser?