Treino

Há mais um superalimento que vai ajudá-lo a ficar em forma

É baixo em calorias e rico em água e é um ótimo aliado na perda de peso.

Nem só de alimentos novos e com nomes esquisitos se faz a lista de super aliados na perda de peso. Prova disso é o facto de, recentemente, os cogumelos e os brócolos se terem tornado tendências no mundo saudável. Agora, junta-se mais um alimento ao grupo: a beterraba.

Normalmente, devido ao seu sabor característico, ou se adora ou se odeia. Porém, a verdade é que a beterraba ganhou o estatuto de superalimento devido aos seus inúmeros benefícios para a saúde.

“Ela é rica em água, nas vitaminas B6 e C, potássio, ferro, folato, magnésio, zinco e fósforo. A sua cor caraterística deve-se à presença de betalaina, que é um pigmento de cor avermelhada”, explica à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

Agora, vamos ao que interessa: como é que este alimento ajuda a emagrecer? Segundo a também autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, é o facto de ser um alimento baixo em calorias e rico em água que o torna no aliado perfeito na perda de peso.

Além disso, a beterraba é rica em fibra. Isto quer dizer que vai ajudar a manter a sensação de saciedade, fazendo com que se coma menos vezes ao longo do dia.

Há mais benefícios

Sabia que a beterraba diminui a pressão arterial? É que ela contém nitratos que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos. Este alimento também pode ser uma boa ajuda a diminuir o risco de cancro, uma vez que a betalaína está presente na sua composição e é um dos antioxidantes utilizados na prevenção da doença. Também pode ajudar a reduzir o colesterol.

De acordo com a especialista, este superalimento ainda pode ter um papel importante a combater o envelhecimento precoce provocado pelo excesso de radicais livres. Porquê? Precisamente por ser rica em antioxidantes. E ainda pode ser últil a retardar a demência, já que uma alimentação com mais nitratos melhora o fluxo sanguíneo no cérebro à medida que a idade avança.

Há várias formas de consumir este alimento

A beterraba é um tubérculo que pode ser consumido de várias formas. Pode adicioná-la a bolos, sopas, ralada em saladas e até batidos.

“Para quem treina, um sumo de beterraba pode melhorar a oxigenação muscular durante a prática de exercício físico. De forma a otimizar os efeitos deste alimento, deverá ingerir duas a três horas antes do treino ou competição”, explica Bárbara de Almeida Araújo.

Para tirar proveito de todas as vantagens, temos quatro receitas ideais. Carregue na galeria e tome nota.

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