Treino

Ponha as botas e vá descobrir um dos trilhos mais bonitos da Rota Vicentina

Entre as dunas há um percurso de trekking de oito quilómetros por explorar.

Carregue nas setas para ver mais imagens. (Foto: www.viajarentreviagens.pt)
Foto: Rota Vicentina
Foto: Rota Vicentina
Foto: Rota Vicentina
Foto: Rota Vicentina
Foto: Rota Vicentina

Os primeiros trilhos foram abertos oficialmente em 2012 com percursos espalhados de Santiago do Cacém até ao Cabo de São Vicente. Não vale a pena alongar os elogios à Rota Vicentina, até porque em 2017 foi eleita pela revista “Condé Nast Traveller” como uma das mais bonitas do mundo. Entre os vários trilhos, está o das Dunas de Almograve, em Odemira.

Trata-se de um percurso circular com uma extensão de oito quilómetros (ida e volta), e é uma boa opção para quem gosta de trekking. Aliás, este trilho que deve ser feito exclusivamente a pé, não passa apenas pela praia de Almograve, mas também cruza o areal da Praia da Foz dos Ouriços e da Praia do Brejo Largo.

Ao longo do trilho do sudoeste alentejano, é possível percorrer dois cenários distintos: pelo interior é possível ver o lado agrícola da região; pelo lado da praia, é possível ver o resultado de milhares de anos de evolução nas falésias.

É um percurso que pode ser feito em cerca de duas horas e meia, com uma subida e uma descida acumuladas de 58 metros, mas uma altitude máxima de 40 metros. Contudo, é considerado um trilho de alguma dificuldade, já que tem muitas zonas de areia e uma travessia de ribeira pelo caminho.

Pode começar na rotunda de Almograve, seguindo pela Rua do Chafariz até encontrar as respetivas indicações do trilho. Dado que este percurso é circular, pode inverter a ordem, mas é recomendado que faça o caminho no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.

É também aconselhado que percorra as Dunas do Almograve quando as condições meteorológicas estejam favoráveis, até porque as marés e as chuvas têm uma forte influência sobre o caminho. Se estiver bom tempo pode até aproveitar para mergulhar no mar, mas será útil levar um bom par de botas para caminhar pelas pedras, até porque as arribas estão em permanente erosão.

Localidade: Almograve, Odemira (Beja)
Distância: 8 km (ida e volta)
Dificuldade: Moderada
Para: trekking

Powered by Wikiloc

Outros artigos de Treino

Últimos artigos da 4MEN

Queremos ser seu amigo no Facebook. Pode ser?