Treino

A manteiga de amendoim é o super-alimento que o ajuda a ganhar músculos

Está cheia de proteínas, faz bem ao coração e é um ótimo snack pré-treino.

É cada vez menos o ingrediente esquisito que os americanos passam a vida a comer nos filmes. A manteiga de amendoim tem cada vez mais adeptos e é fácil de perceber porquê. Não só ajuda ao aumento da massa muscular, mas traz uma dezena de outros benefícios.

“O amendoim é um fruto oleaginoso e rico em proteínas, fibras, antioxidantes e fitoquímicos que, além de auxiliar no controlo do peso, da gordura abdominal e dos níveis de açúcar no sangue, também tem imensos benefícios cardiovasculares”, conta à 4MEN a nutricionista Sónia Marcelo.

Nem tudo é perfeito nesce cenário. A manteiga de amendoim tem bastantes calorias. Em média, por cada 100 gramas encontram-se mais de 550 calorias. Isso acontece por causa do “alto teor de gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, nomeadamente Ómega 3”, que são bons para a atividade cardiovascular. Tem ainda “fitoesteróis que diminuem o LDL-colesterol (mau) e triglicerídeos” explica a autora do blogue Dicas de uma Dietista”.

Por outro lado, cada 100 gramas contêm cerca de 30 de proteína, o que faz da manteiga de amendoim um alimento ideal para quem quer ganhar massa muscular e uma ótima opção para juntar aos snacks de pré e pós-treino.

“É adequada para consumir antes e depois do treino, mas como é uma gordura, devemos dar um espaço cerca de uma hora e meia a duas horas no seu consumo”.

No entanto, nem todas as opções são saudáveis. Tal como tudo o que na sua lista de compras, é importante ter em atenção os rótulos. “O principal problema da manteiga de amendoim comercializada é a adição de grandes teores de óleos (nem sempre de boa qualidade) e de açúcares” alerta Sónia Marcelo.

Assim sendo, escolha opções feitas com 100% de amendoim e sem qualquer outro tipo de ingredientes. Se tiver paciência para isso, pode fazer a sua própria manteiga. Basta colocar os amendoins numa trituradora e até obter uma pasta.

As quantidades variam de pessoa para pessoa, mas uma colher de sobremesa (cinco gramas) a uma colher de sopa (15 gramas) é suficiente para não correr o risco de aumentar muito a ingestão calórica.

Agora que se converteu ao amendoim, está na hora de experimentar. Carregue na galeria para descobrir todas as vantagens da manteiga de amendoim.

 

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