Treino

Na dieta do ananás pode perder 4 quilos em 4 dias

Promete ajudar a reduzir a gordura abdominal e é ideal para quem cometeu excessos nos últimos dias. Mas será segura?

Os seguidores da dieta do ananás garantem que esta é a melhor opção para quando se cometem excessos alimentares. Portanto, vem mesmo a calhar, não é? Ela ajuda a eliminar líquidos e a reduzir a gordura abdominal. Resultado: uma perda de quatro quilos em quatro dias. No fundo, trata-se de uma dieta detox que vai ajudá-lo a desinchar, a eliminar toxinas e a reduzir a inflamação.

“A regra é incluir esta fruta em todas as refeições, acompanhando com outros alimentos pobres em calorias. Por dia, apenas se podem ingerir 400 gramas de proteína animal, legumes e ananás”, explica a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, autora do blogue “Manias de Uma Dietista“.

Porquê incluir ananás numa dieta? Segundo a especialista, ele é rico em vitaminas e fibra, e pobre em calorias. Além disso, contém uma enzima — a bromelaína — com propriedades dietéticas e digestivas. E os benefícios continuam: é anti-inflamatório, antioxidante e ajuda a regular o trânsito intestinal. Por estas razões, o ananás é um ótimo aliado na perda de peso.

Para que perceba melhor no que consiste a dieta em si, a NiT explica-lhe como funciona o plano alimentar que deve seguir.

O que comer na dieta do ananás

A dieta é de quatro dias e promete uma perda de quatro quilos. Ou seja, cerca de um quilo por dia.

Dia 1

— Pequeno-almoço: duas fatias de ananás, um pão integral e uma colher de sopa de geleia sem açúcar;

— Almoço: duas fatias de ananás e 200 gramas de atum grelhado (pode temperar com azeite, sal e pimenta);

— Jantar: duas fatias de ananás, 200 gramas de peito de frango e uma salada temperada com azeite e vinagre.

Nota: deve ainda preparar uma infusão feita com as cascas do ananás e beber ao longo do dia.

Dia 2

— Pequeno-almoço : duas rodelas de ananás, uma fatia de pão integral e um queijo fresco magro;

— Almoço: duas fatias de ananás e 200 gramas de bife grelhado (pode temperar com azeite, sal e pimenta);

— Jantar: sopa de legumes (sendo indicado incluir vegetais com propriedades depurativas como o aipo, espargos ou alcachofra) e duas fatias de ananás.

No terceiro e quarto dias deve voltar a repetir as refeições dos dois primeiros.

É uma dieta segura?

No que diz respeito a efeitos secundários, pode provocar cansaço, fome, aftas e úlceras na língua e na boca. “Além disso, não é um método indicado para pessoas com diabetes, hipertensão arterial, problemas renais, gastrite ou úlcera gástrica”, alerta a especialista.

De uma forma geral, embora o ananás tenha várias vantagens, não deixa de ser uma dieta restritiva. Devido a isso, só se pode voltar a repetir este plano ao fim de dois meses.

Outros artigos de Treino

Últimos artigos da 4MEN

Queremos ser seu amigo no Facebook. Pode ser?