Treino

Porque é que os braços são importantes durante a corrida?

Ajudam-nos a correr quando há vento e provocam mais energia nos piores momentos da prova, mas há mais. O PT de corrida Tiago Silva explicou tudo à NiT.

Durante a corrida há fatores essenciais para alcançar o melhor resultado: o tipo de ténis, a roupa e até os gadgets. No entanto, há um elemento normalmente esquecido e pouco trabalhado, mas que pode fazer uma diferença gigante. Não, não é nada para ir comprar à loja de desporto mais próxima. É algo bem mais simples e que utilizamos para tudo: os braços. A forma como os colocamos e os exercícios que praticamos no ginásio podem mudar a sua posição no final da prova.

É certo que as pernas fazem praticamente todo o trabalho e são a parte do corpo que mais sofre no fim da corrida. Contudo, “os braços são uma parte extremamente importante durante a prova”, conta à NiT Tiago Silva, personal trainer de corrida.

Sabia que ao correr contra o vento, se os braços passarem a linha do corpo para a frente e para trás, pode ajudar no embate e facilitar a corrida? Além disso, “podemos estar cansados e pensar em desistir, mas se direcionarmos a energia nos braços, conseguimos provocar uma inércia corporal que nos vai impulsionar para a frente”, explica o personal trainer. Isto quer dizer que ao correr com os braços colados ao corpo, vai perder imensas vantagens.

A movimentação dos braços também deve variar de acordo com o tipo de prova. Por exemplo, nas distâncias mais longas não é necessário que a mão passe a linha do corpo para trás. No entanto, “deve ir para a frente até o cotovelo ficar paralelo ao corpo e fazer um ângulo de 90 graus”.

No ginásio é igualmente importante que não nos esqueçamos de trabalhar os braços. O exercício ideal é feito com halteres de dois quilos — deve colocar um em cada mão e fazer o movimento para trás e para a frente do cotovelo, sempre sem mover as pernas. Deve fazê-lo durante um minuto. “Depois, devemos fazer o mesmo, mas em modo corrida”.

Na próxima corrida coloque estas dicas em prática e vai notar a diferença.

Outros artigos de Treino

Últimos artigos da 4MEN