Treino

Este pequeno truque vai pô-lo a fazer a melhor prancha de sempre

Só precisa de um ligeiro movimento para trabalhar os músculos certos – e só precisa de manter a posição por 30 segundos.

A prancha é um dos melhores exercícios para trabalhar os abdominais e é também um dos mais simples. O movimento é simples: basta apoiar os antebraços e os pés no chão, um pouco à imagem de uma flexão. Depois, só tem que a manter durante 60 segundos. Se parece fácil, talvez esteja a fazer tudo mal, ou pelo menos é isso que diz Max Lowery, personal trainer autor do livro 2 Meal Day.

O especialista diz que a maneira tradicional de executar a prancha não está errada, mas também não é a forma mais correta. Para Max, a questão não se prende com o tempo que se perde a fazê-la, mas sim com o ativar os músculos certos. Assim, ao fazer apenas uma pequena alteração, o personal trainer garante que pode duplicar a sua eficácia em metade do tempo.

“É comum vermos pessoas aguentarem uma prancha durante sete minutos. Mas, pessoalmente, não consigo pensar em algo mais aborrecido, e normalmente só a faço durante 30 segundos”, diz.

Num vídeo publicado no seu canal do Youtube, Lowery refere que a maneira clássica “não trabalha os abdominais no sítio onde deve senti-los” e que a “maior parte do stress sente-se nas articulações e não nos músculos”.

Assim, a forma mais correta implica apenas a contração dos músculos.

“Contraia os abdominais o mais que consiga, e com isto quero dizer para os tornar tensos como se alguém fosse dar-lhe um murro no estômago. Empurre os abdominais para baixo, empurre os cotovelos para trás, incline as ancas e aperte os glúteos”.

Só precisa de fazer isto durante 30 segundos. Confuso? O melhor é mesmo ver o vídeo.

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