Treino

Perder até 27 quilos com uma dieta de 8 horas? Sim, é possível

É uma espécie de jejum intermitente durante 16 horas. Nas restantes, pode comer de tudo.

Uma das dietas mais populares do momento na Internet é a dieta das oito horas, que foi criada e dada a conhecer em livro por David Zinczenko e Peter Moore, editores da “Men’s Health” americana. De acordo com os autores, é possível perder entre nove a 27 quilos — e sem abdicar de comer o que mais gosta.

O método desta dieta é muito simples. Durante um período de oito horas, que pode ser das 9 às 17 horas ou das 11 às 19, pode consumir as calorias que quiser e qualquer tipo de alimento. Ou seja, uma fatia de pizza, um bolo ou um pacote de batatas fritas. Tudo é permitido desde que seja naquele período definido de oito horas. Durante este espaço de tempo só pode beber água, chá ou café.

“No fundo, esta dieta não é mais do que uma forma de jejum intermitente, combinando períodos de jejum de 16 horas com períodos de ingestão alimentar de oito. Isto vai permitir que o organismo faça um reset e queime gordura. O corpo sabe exatamente quando recebe calorias e quando está privado, não tendo, por isso, necessidade de acumular gordura”, explica a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, autora do blogue “Manias de Uma Dietista“.

Como funciona a dieta na prática?

Nesta dieta não há alimentos proibidos, ainda que os autores reforcem que isto não deve ser uma desculpa para se comer em excesso. A única exceção são as bebidas açucaradas, já que o seu consumo é desencorajado.

Além disso, deve praticar-se oito minutos de atividade física diariamente, sendo o “suficiente para promover a queima de gordura”. O livro, que está disponível online na Fnac, dá sugestões de vários exercícios que se podem fazer.

“Deve seguir-se este padrão alimentar durante, pelo menos, três dias por semana numa fase inicial e aumentar gradualmente até se passar a fazer nos sete dias”, conta a especialista.

Veja o exemplo de um menu desta dieta.

— Ao acordar: um copo de água, chá ou café;
— Pequeno-almoço (às 10 horas): papas de aveia com mirtilos;
— Snack (às 11h30): barra de cereais;
— Almoço (às 13h30): duas fatias de pizza, salada, batatas fritas e maçã;
— Snack (às 15 horas): brownie;
— Jantar (às 17h30): salmão grelhado, batata doce, brócolos e gelado.

Outros artigos de Treino

Últimos artigos da 4MEN

Queremos ser seu amigo no Facebook. Pode ser?