Treino

Por favor, coma mais aveia — e não, não vai estragar a dieta

É um super-cereal rico em hidratos de carbono, fibra e vitaminas. Pode ser incluído em várias refeições, do pequeno-almoço aos lanches.

Os gregos foram o primeiro povo a fazer as famosas papas de aveia, que eram ideais para as batalhas — primeiro, porque são fáceis de transportar; depois, porque são altamente nutritivas. Mas se pensa que a aveia sempre foi considerada um super-cereal, está muito enganado. Em Inglaterra, ela era usada sobretudo para alimentar cavalos.

Agora, tudo é diferente. “A aveia é sobretudo utilizada em panquecas, waffles, pão, bolachas e até em scones e queques, não esquecendo as populares papas”, diz Sónia Marcelo, nutricionista e autora do blogue “Dicas de uma Dietista“.

A aveia é um cereal rico em hidratos de carbono complexos que fazem com que nos sintamos mais saciados. Além disso, também é uma ótima fonte de fibras, vitaminas e minerais.

Se tem problemas intestinais, este alimento pode ajudá-lo, uma vez que é um ótimo regulador. Mas há mais, segundo a especialista, também estabiliza os níveis de açúcar no sangue, diminui o colesterol LDL (mau), controla a pressão arterial, tem um alto teor proteico (cerca de 13 gramas por cada 100) e ainda é anti-inflamatório.

A aveia está à venda nas lojas a granel e em vários supermercados, como o Continente (0,89€), o Pingo Doce (0,89€) ou o Jumbo (0,87€). Contudo, o ideal é mesmo comprar este cereal em embalagens e evitar comprar a granel, uma vez que o cereal fica mais exposto à humidade.

Para tirar proveito das vantagens deste super-cereal, carregue na imagem e tome nota das receitas sugeridas pela nutricionista Sónia Marcelo.

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