Treino

Um dos vales mais bonitos do País que pode explorar já este fim de semana

É um dos vales mais bonitos do País, para percorrer a pé ou, para os mais habilidosos, em cima de uma BTT.

Carregue nas setas para ver mais imagens. (Foto: A.Paiva/Wikiloc)
(Foto: A.Paiva/Wikiloc)
(Foto: A.Paiva/Wikiloc)
(Foto: A.Paiva/Wikiloc)
(Foto: A.Paiva/Wikiloc)
(Foto: A.Paiva/Wikiloc)

É preciso embrenhar-se na Serra do Sicó, na região de Leiria, para descobrir este Canhão. Não é bem como o da Nazaré, mas é igualmente surpreendente pela beleza natural – e o cenário ideal para um trekking de fim de semana ou um percurso de BTT pelas subidas e descidas acidentadas, com vista sobre o vale rochoso.

A 4MEN já sugeriu trilhos dentro da cidade e até ao longo da praia, mas agora vai ter que subir até à serra para descobrir um dos segredos bem escondidos do País, o Canhão do Vale dos Poios.

O percurso deste trilho é circular e perfeito para aos apreciadores de caminhadas longas, mas também pode calçar umas sapatilhas para uma corrida ou pegar na sua bicicleta e explorar os trilhos. Tem uma extensão de nove quilómetros (ida e volta) e demora sensivelmente três horas a completar.

Tem uma elevação máxima de 380 metros, sempre pelo meio da natureza e entre formações rochosas. E claro que a grande atração do percurso é a passagem pelo Canhão, um dos maiores canhões fluviocársicos, isto é, uma garganta estreita e rochosa, à semelhança de um desfiladeiro – há até quem lhe chame Grand Canyon português.

O caminho mais habitual é feito no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, a começar junto à aldeia de Poios. Ao sair do canhão, o caminho segue-se até chegar à aldeia de Mocifas de Santo Amaro. Pelo caminho, antes de regressar ao ponto da partida, quando estiver a descer para a aldeia dos Poios, aproveite para ver a Igreja da Nossa Senhora da Estrela, junto ao miradouro.

Localidade: Pombal, Leiria
Distância: 9 km (ida e volta)
Dificuldade: fácil (avançada se fizer o percurso em BTT)
Para: trekking, trail running, BTT

Powered by Wikiloc

 

Outros artigos de Treino

Últimos artigos da 4MEN

Queremos ser seu amigo no Facebook. Pode ser?