Alimentação saudável

Estes são os 7 melhores substitutos da farinha de trigo

Falámos com a nutricionista Daniela Duarte que sugeriu sete alternativas mais saudáveis para preparar bolos, panquecas ou queques. 

Depois do açúcar, a farinha de trigo é — inegavelmente — o constituinte da alimentação com o maior número de haters. É altamente insultado, mas nada acontece por acaso. Daniela Duarte, nutricionista e autora da página Agita Kalorias, defende que este produto deve ser substituído por alternativas mais saudáveis. Em causa está o facto de ser “pobre em nutrientes” e ter um “alto índice glicémico”, duas características que, conjugadas, resultam num alimento muito fraco.

“[A farinha de trigo] possui uma ação semelhante ao açúcar na corrente sanguínea, provocando picos de glicémia”, explica. Não percebeu? Nós traduzimos. Na prática, o que isto significa é que ao estarmos a consumir produtos feitos à base de farinha de trigo, vamos estar a ingerir um alimento que, além de potenciar o excesso de peso, não nos dá nada de bom, porque o resto da sua constituição é fraca. É, tal como o açúcar, um ingrediente altamente viciante.

A farinha de trigo é a base de muitos produtos que consumimos — está nos bolos, panquecas, bolachas, pão. Se por um lado não podemos controlar aquilo que vai para as prateleiras dos supermercados, por outro, podemos decidir aquilo que queremos dentro de nossa casa.

É por isso que Daniela Duarte sugere sete alternativas bem mais saudáveis para a farinha de trigo. Têm todos baixos índíces glicémicos, são ricos noutros nutrientes e muito menos processados.

Para os conhecer, carregue na imagem.

Outros artigos de Treino

Últimos artigos da 4MEN

Queremos ser seu amigo no Facebook. Pode ser?