Treino

Este é o segredo para fazer as elevações perfeitas

Vai fazer muito menos elevações, mas elas vão ser perfeitas.

As elevações são um dos melhores exercícios para fortalecer os bíceps e as costas. O problema é que nem todos o sabem fazer da forma mais correta. Uma boa elevação exige uma técnica perfeita – até porque os resultados nunca serão os mesmos.

Agarrar a barra, elevar-se até ao queixo, regressar à posição inicial e repetir. Dito desta maneira até parece fácil, certo? Não é bem assim. 

Segundo Bobby Maximus, diretor geral e personal trainer do “Gym Jones” em Salt Lake City, nos EUA, há uma forma de verificar se as suas elevações estão a ser bem feitas.

O antigo lutador de Ultimate Fighting Championship (UFC) diz que o termo chin up – termo usado para elevação e que em tradução livre significa queixo para cima – implica que basta subir até que o queixo ultrapasse a barra, o que está incorreto. “Não é alto o suficiente”, refere.

Para obter os maiores ganhos possíveis deste movimento, Maximus frisa que é necessário tocar com o peito na barra. Este pequeno pormenor permite desenvolver de forma mais precisa as costas. Mas a questão não termina aqui. Ao descer, não seja preguiçoso, “não use a gravidade para descer”, até porque “há uma tremenda construção muscular no regresso à posição inicial”.

Resumindo: apoie-se numa barra com os braços completamente esticados. Sem balançar o tronco para ganhar impulso, suba até que o peito toque na barra e os ombros estejam alinhados com o centro do tronco. Provavelmente vai fazer muito menos elevações do que é habitual, mas estará a fazê-las na sua forma perfeita.

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