Treino

Desvendamos o trilho que o leva até uma das maiores cascatas de Portugal

Ponha as sapatilhas, enfrente o trilho na Serra do Alvão e por favor, não se esqueça do fato de banho.

Carregue nas setas para ver mais imagens

Imagine um parque natural, um trilho por montes escarpados e cascatas e, pelo meio, um mergulho numa piscina natural de água bem gelada. Não precisa de acordar, porque tudo isso é possível entre os concelhos de Vila Real e Mondim de Basto, terra do Parque Natural do Alvão onde pode encontrar um trilho precisamente com estas características, isto é, perfeito para uns dias de verão.

O trilho das Fisgas de Ermelo começa precisamente na aldeia de Ermelo, no concelho de Mondim de Basto e uma das mais antigas de Portugal. O caminho acompanha sempre as margens do Rio Olo e vai em direção de Fervença, antes de começar a subir até às Fisgas. Pedimos desculpa, nós esclarecemos: as fisgas são as cascatas de água límpida e fresca que cortam a paisagem de pedra e que acabam por ir formando pequenas piscinas ao longo do seu caminho. É este o ponto alto deste caminho circular de pouco mais de 12 quilómetros.

A cascata tem um desnível 400 metros, ou seja, é composta por uma sucessão de várias quedas de água. Trata-se de uma das maiores da Europa – segundo a Câmara de Mondim de Basto – e é um dos locais mais visitados do parque. Faça um favor a si próprio e não se esqueça mesmo dos calções de banho.

O trilho não se fica por aqui. Segue para as Piocas de Cima, umas pequenas lagoas onde também pode molhar a cabeça, antes de iniciar a subida até à aldeia de Varzigueto.

A partir daqui o percurso acentua-se, ao aproximar-se do miradouro das fisgas. Continue em direção ao Fojo, descendo rumo às margens do Rio Olo e dando de caras com as piscinas naturais de Piócas de Baixo. Desça até cruzar o rio na Ponte da Abelheira, antes de regressar até à aldeia de Ermelo.

O percurso é circular e tem uma extensão de 12,4 quilómetros, pelo que exige algum esforço físico para subir os ultrapassar o desnível acumulado de 652 metros. Pode ser feito a pé em aproximadamente quatro horas e meia.

Este trilho foi inaugurado a 10 de abril de 2016 pela Câmara Municipal de Mondim de Basto, que investiu cerca de 50 mil euros na sinalização do trajeto. O objetivo passa por conseguir a certificação como património mundial pela UNESCO.

Localidade: Mondim de Basto, Vila Real
Distância: 12,4 km
Dificuldade: Difícil
Treino: trekking

Powered by Wikiloc

Outros artigos de Treino

Últimos artigos da 4MEN

Queremos ser seu amigo no Facebook. Pode ser?