Treino

Tudo a saltar: o treino explosivo que lhe dá mais potência muscular

Bem-vindo à pliometria, a metodologia de treino que tem exercícios tão simples quanto brutais. Os resultados acompanham.

Pliometria, um termo que parece acabado de sair de um manual de meteorologia e tão misterioso quanto o famoso anticiclone dos Açores. O nome é estranho, a ideia é simples: não é mais do que uma metodologia de treino baseada em movimentos explosivos feitos em intervalos muito curtos ou, simplificando ao máximo, saltos, muitos saltos.

“Sempre que damos um salto, ao aterrar, os músculos alongam, o que faz com o seguinte seja realizado com maior impulsão. Esta combinação de alongamentos com a contração dos músculos dá-lhes forma para que se consiga maior velocidade. Os atletas de salto em comprimento, triplo salto ou salto em altura fazem desta vertente de treino a sua base”, refere à 4MEN o personal trainer Tiago Miguel Silva.

A pliometria caracteriza-se por exercícios simples, mas que, quando executados corretamente, ajudam a melhorar a coordenação e força dos músculos. É uma rotina que pode ser uma boa alternativa ao treino do costume, até porque tem uma exigência bastante acima da média.

O corpo precisa de consumir mais oxigénio para completar estes exercícios e é, por isso, um bom treino de cardio. Além disso, os movimentos executados durante os saltos fortalecem o corpo para que consiga fazer melhor outros exercícios como agachamentos ou deadlifts.

Agora que está convencido, está na hora de começar. Carregue na galeria e veja que exercícios pliométricos pode e deve fazer.

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